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Cuidados com a manutenção de seu Micro

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Cuidados com a manutenção de seu Micro

Mensagem por andersonoaguiar em Sab Mar 31, 2012 3:56 am

1. CUIDADOS e manutenção do COMPUTADOR

Falta de Energia

Uma das
principais causas de mau funcionamento do sistema está nas falhas no
suprimento de energia. Quando o microcomputador, o monitor, a impressora
ou qualquer outro periférico não funcionam, os passos a ser seguidos
são os seguintes. Primeiro, verifique se o cabo de força está ligado na
tomada. Em seguida olhe se esse cabo está bem conectado ao equipamento.
Se estiver tudo certo, o passo seguinte é saber se a tomada da parede
está em ordem. Experimente ligar o equipamento em outra tomada. Se o
problema não for da tomada, verifique se o aparelho possui um fusível.
Normalmente, ele fica na parte traseira da máquina, coberto por uma
tampinha plástica vermelha ou preta. Desatarraxe o fusível e olhe se ele
não está com o filamento queimado. Se for o caso troque-o por outro
idêntico (os fusíveis podem ser adquiridos em lojas de componentes
electrónicos). É provável que, antes mesmo de chegar ao fim desses
procedimentos, você já tenha encontrado e resolvido o problema.
Disco sem Sistema

Se, ao
ligar a máquina, surgir a mensagem " Disco sem sistema ou defeituoso ",
veja se não foi esquecido um disquete no drive A. Nesse caso, o micro
tentou carregar o sistema operacional a partir do disquete e, não o
encontrando, abortou a inicialização. Se for esse o problema, retire o
disquete e pressione alguma tecla ou relance a máquina para que ela
funcione. Se a mensagem aparecer sem que haja um disquete no drive A, um
problema grave pode ter ocorrido no disco rígido. Nesse caso, para
tentar sanar o problema é preciso usar ferramentas de diagnóstico e
correcção de falhas no disco, como as que fazem parte dos kits Norton
Utilities e PC Tools.
Configuração
perdida


O micro armazena, em uma memória especial,
as características físicas da máquina tais como quantidade de memória
RAM, número e tipo de drives de disquete instalados, características
físicas do disco rígido (número de trilhas, sectores e cabeças de
gravação, por exemplo). Às vezes, por alguma razão, a máquina pode
perder esses dados. Nesse caso, ao ligar o micro, o sistema operacional
não é carregado, pois ele não consegue enxergar o disco rígido para
carregá-lo. Para resolver o problema, pressione uma das teclas,
indicadas na tela quando o micro é ligado, que activam o utilitário de
configuração residente na máquina. Normalmente, a tecla a ser
pressionada é a Del. Em seguida, informe as características correctas do
equipamento. Os micros mais modernos possuem uma opção que faz o
reconhecimento automático de discos rígidos. Porém, os mais antigos
exigem que você informe as características do dispositivo manualmente.
Portanto, você deve obter todas essas informações previamente, activando
o utilitário de configuração e copiando os dados exibidos num lugar
seguro, para posterior utilização em eventuais situações de emergência.
Falhas no Disco

Problemas
físicos com discos normalmente requerem sua troca. Porém, alguns
defeitos podem ser consertados com o uso de softwares específicos como o
Disk Doctor, incluído no kit Norton Utilities. O disco é dividido em
sectores e agrupamentos (cluster), que são lotes
de sectores. Eventualmente, alguns sectores ou agrupamentos podem
apresentar defeitos no seu meio físico, fazendo com que dados gravados
lá sejam perdidos. Quando um problema desses surge, essas ferramentas às
vezes conseguem recuperar o conteúdo do sector defeituoso,
transferindo-o para outro lugar. Além disso, elas marcam aquele sector
para que não seja mais usado no armazenamento de informações.
Identificação

Drives de
CD-ROM apresentam dois problemas mais frequentes. O primeiro é não ser
identificados pelo sistema operacional, ou seja, não aparecer na lista
de drives do micro. Esse problema normalmente não é físico. Por algum
motivo, o software que controla o CD-ROM e que, no DOS, é carregado
pelos arquivos config.sys e autoexec.bat, não foi carregado para a
memória, pois foi apagado do disco. Nesse caso, basta reinstalar esses
arquivos para solucionar a falha. O segundo problema é um mau contacto
nos cabos que ligam a placa controladora ao drive. Nesse caso, será
preciso abrir o micro para verificar as conexões e eliminar qualquer
eventual mau contacto.
Arquivo
Perdido


Usuários do DOS e do Windows 98 muitas vezes
encontram mensagens como " Não foi possível encontrar o interpretador
de comandos Command.com ". Se isso acontece, é porque, por algum motivo,
esse arquivo foi apagado do directório raiz da máquina. Ele deve ser
copiado novamente para lá a partir de um disquete. Para estar preparado
para essas situações, você deve gerar previamente um disco de emergência
que contenha os principais arquivos de configuração da máquina. Para
realizar essa tarefa, introduza um disquete vazio no drive A e execute, a
partir do prompt do DOS, o comando FORMAT A: /S ou use o comando de
formatar do Gerenciador de Arquivos do Windows 98. Além de formatar a
disquete, esse comando copiará os arquivos essenciais do sistema
operacional (que ficam ocultos no disco) e o arquivo Command.com. Copie
manualmente os arquivos Config.sys e Autoexec.bat para o disquete. Faça
uma análise desses dois arquivos e veja se eles incluem comandos para
carregar drives de mouse, CD-ROM, scanner ou outros periféricos. Em caso
positivo, copie os arquivos referenciados por esses comandos para o
disquete também. No Windows 95, a tarefa de gerar um disquete de partida
é bem mais fácil. Basta activar o menu Inicial e escolher as opções
Configurações / Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas.
Depois, clique na aba Disco de inicialização e siga as instruções
exibidas. Ter à mão esse disquete de recuperação é um hábito que pode
evitar muitos dissabores para o usuário.
  • Teclado
    - O Componente Barato


    O teclado é um dos itens que menos
    problemas apresentam. Se, durante a carga do sistema, aparecer a
    mensagem " Keyboard not found " (ou " Teclado não encontrado "),
    verifique a conexão do teclado ao micro. Se alguma tecla deixar de
    funcionar, a opção mais recomendada é trocar o teclado, um dos itens
    mais baratos do sistema.
    Cópias de Segurança

    Seu
    micro pode apresentar, de repente, um defeito sério, que impeça o
    acesso às informações armazenadas nele. É um acontecimento raro, mas
    possível. Para se prevenir contra esse desastre, é necessário gerar,
    periodicamente, cópias de segurança, ou backup, de todos os arquivos de
    dados. Para pequenos volumes de informação, o backup pode ser feito em
    disquetes. Nesse caso, uma ferramenta de compactação de arquivos de uso
    geral, como o WinZip, pode ser empregada para comprimir os dados e
    transferi-los para o disquete. Outra alternativa é usar o utilitário de
    backup fornecido com o DOS ou com o Windows 95. Para grandes volumes de
    dados, é indispensável uma unidade de fita ou um disco rígido removível
    para produzir as cópias de segurança. Nessa situação, um software
    específico para backup facilita bastante a tarefa.
    Arquivos
    Fragmentados


    Quando um arquivo é gravado no disco rígido, seus
    dados são, muitas vezes, divididos em várias partes, de forma a ocupar
    os espaços vazios disponíveis. Com o tempo, esse processo toma os
    arquivos muito fragmentados, causando lentidão na leitura das
    informações. Por isso, a cada dois ou três meses, é aconselhável
    reorganizar o disco. Para isso, no prompt do DOS (se você estiver no
    Windows 3.x, saia dele), digite Defrag e pressione Enter. No Windows 95,
    ative o menu Iniciar e escolha Programas/Acessórios/Ferramentas de
    Sistema/Defragmentação de Disco. Depois, é só seguir as instruções que
    aparecem na tela. Como o processo demora vários minutos, o utilitário
    verifica antes se a operação é mesmo necessária e pede ao usuário que
    confirme que deseja iniciá-la.
    Erros no Disco

    A
    cada dois ou três meses, é recomendável examinar o disco rígido em
    busca de eventuais erros ou defeitos. Isso é feito com o utilitário
    ScanDisk, que também corrige as falhas encontradas. Para utilizá-lo se
    você estiver rodando Windows 3 x encerre a secção, saindo para o DOS. No
    prompt do DOS, digite ScanDisk e pressione a tecla Enter. No Windows
    95, o ScanDisk pode ser encontrado a partir do menu Iniciar, na opção
    Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema.
    Infecções
    no Micro


    Os milhares de vírus computacionais existentes no
    mundo são uma ameaça constante para os usuários de PC. Esses irritantes
    programinhas se inserem em arquivos de programas e na área de
    inicialização do disco rígido. São capazes de se reproduzir
    automaticamente contaminando outros arquivos. Em datas determinadas,
    entram em acção, destruindo informações ou prejudicando o funcionamento
    do micro. Existem duas maneiras pelas quais um vírus pode entrar no seu
    computador. A primeira é a bordo de uma disquete, CD, chave USB, com
    programas. A segunda é o virus chegar num arquivo recebido de um bbs ou de um
    servidor da Internet. Para evitar o problema, é preciso inspeccionar os
    programas recém-chegados com um antivírus como, por exemplo, o Norton
    Antivírus, da Symantec, ou o VirusScan, da McAfee. Outra solução é
    instalar, no micro, uma vacina, ou seja, um software que fica
    constantemente vigiando a máquina para detectar eventuais invasores. Uma
    das vacinas mais populares é a VShield, que acompanha o VirusScan.
    Também é uma prática saudável rodar o antivírus uma vez por mês para um
    exame geral no micro.
    Salve os Arquivos

    Quando
    estiver trabalhando em algum documento longo, grave o arquivo de vez em
    quando, usando o comando Arquivo/Salvar (File/Save). Se o seu
    aplicativo possui o recurso de auto-salvamento (encontrado, por exemplo,
    no Microsoft Word), ative-o, ajustando o intervalo entre salvamentos
    sucessivos para 5 ou 10 minutos. Isso é especialmente importante se você
    não possui um no-break. Nesse caso, uma eventual falha de energia
    provocaria a perda de todos os dados não gravados.
    Desligar
    o Sistema


    Se você utiliza o Windows 3.x, feche-o antes de
    desligar o micro. No Windows 95, accione, no menu Iniciar, o comando
    Desligar e aguarde até que o sistema informe que o micro já pode ser
    desligado com segurança. Isso vai evitar que eventuais informações
    presentes na memória - mas não gravadas no disco rígido - sejam
    perdidas. Também no Macintosh, o comando de desligar (Shut Down) deve
    ser empregado sempre antes de desactivar a máquina.
    Faxina nos Dados

    Quando um aplicativo Windows é
    removido do micro, é comum alguns dos seus componentes permanecerem no
    disco rígido, ocupando espaço inutilmente. Esses resíduos são fontes de
    caracteres, arquivos de configuração e componentes dos tipos DLL, VBX e
    OCX, por exemplo, que se tornam desnecessários depois que o aplicativo é
    apagado. Esse problema é mais grave no Windows 3.x, mas também ocorre
    na versão 95. A melhor maneira de evitá-lo é empregar uma ferramenta de
    remoção, como o CleanSweep, da Quarterdeck, ou o Uninstaller, da
    MicroHelp. Esses utilitários removem com eficiência os aplicativos sem
    deixar vestígios indesejáveis. Além disso, podem fazer uma limpeza
    geral, eliminando o lixo abandonado no disco rígido e liberando espaço
    para novos programas ou dados.
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